Revista Crítica Histórica

CPDHis-UFAL - ISSN 2177-9961

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Home Número 10 ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO MOBRAL: A REPRESENTAÇÃO IDEOLÓGICA DO REGIME MILITAR NAS ENTRELINHAS DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

MOBRAL: A REPRESENTAÇÃO IDEOLÓGICA DO REGIME MILITAR NAS ENTRELINHAS DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

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MOBRAL: A REPRESENTAÇÃO IDEOLÓGICA DO REGIME MILITAR NAS ENTRELINHAS DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

 

MOBRAL: IDEOLOGICAL REPRESENTATION OF MILITARY REGIME BETWEEN THE LINES OF ADULT LITERACY

 

 

Leide Rodrigues dos Santos1

 

Resumo: O presente artigo pretende traçar uma análise das ideologias representativas do Regime Militar no Brasil, para tanto, analisarei materiais didáticos, publicações e propagandas, utilizadas pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) no período equivalente a sua implantação e extinção (1967 -1985). A intenção é perceber de que modo estava sendo direcionado o discurso intencional do Estado na política de educação de adultos. Enfatizar os fatores que levaram o sistema político vigente no país a encontrar na educação um forte instrumento de difusão e manutenção do regime. E por fim, identificar como o uso desses materiais atuava como guia difusor das ideologias, preservação das ideias difundidas pelo movimento e diminuição nas possibilidades da formação de uma consciência crítica na população.

 

1 Graduanda do IX semestre em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).


Palavras-chave: Material Didático; Ditadura Militar; Mobral.

 

Abstract: This article aims to outline an analysis of ideologies representing the military regime in Brazil, to do so, analyzing teaching materials, publications and advertisements, used by the Brazilian Literacy Movement (Mobral) in the period equivalent the their implementation and extinction (1967 -1985). The intention is to understand how the intentional state discourse was being directed on education policy for adults. Emphasize the factors that led the political system in the country to find education as a powerful instrument for the dissemination and maintenance of the regime. Finally, identify how the use of these materials acted as protector of ideologies guide, preservation of the ideas disseminated by movement and decreased possibilities of formation of a critical consciousness in the population.

 

Keywords: Courseware; Military Dictatorship; Mobral.

 

Last Updated on Wednesday, 24 December 2014 06:20