Revista Crítica Histórica

CPDHis-UFAL - ISSN 2177-9961

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
E-mail Print PDF


 

Last Updated on Monday, 30 December 2013 15:45
 

Apresentação

Revista Crítica Histórica

 

Revista Crítica Histórica é uma publicação semestral do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.

Compreende-se que através dos estudos históricos é possível buscar o conhecimento dos processos dinâmicos da sociedade no tempo e no espaço com as perspectivas de transformação e melhoria da vida social como um todo.

Isso posto a Revista Crítica Histórica compõe-se das seguintes sessões:

Dossiê Temático: composto por artigos sobre uma temática específica eleita pelo Conselho Administrativo e/ou coordenada por especialista da área.

Artigos Gerais: a sessão é composta por artigos aprovados pelo Conselho Consultivo entre os recebidos durante as Chamadas Abertas e/ou fluxo contínuopara o público pesquisador em geral.

Estudos de Documentação: artigos que analisam fontes primárias ainda inéditas ou pouco exploradas pelos historiadores; também podem ser apresentados resultados parciais de pesquisa em cima de tais fontes, catálogos, listagens e apresentação de fundos de acervo arquivístico e outros.

Resenhas: resenha de livros lançados e/ou reeditados/traduzidos no Brasil nos últimos cinco (5) anos, além dos clássicos que componham bibliografia importante para a História.

Ensaios: Textos de professores e pesquisadores conhecidos, a serem convidados pelo conselho administrativo, que têm liberdade de desenvolver uma reflexão sobre a história ou sobre a sociedade de modo geral.

Entrevistas: Com pesquisadores, especialistas e professores da área de História e Ciências Sociais que tenham contribuído com o desenvolvimento de suas áreas no país.

Eventos Acadêmicos: Calendário de eventos na área de História no país, congressos, seminários, simpósios, etc, a ser apresentado pela equipe de edição.

Materiais Didáticos: sugestões de livros, filmes, mapas e outros que sejam ferramentas pedagógicas e didáticas para o ensino de História em todos os níveis, a ser levantados pela equipe de edição.